Congelamento de disco rígido

Afirma a lenda que, se seu disco rígido parar de funcionar, você ainda terá a oportunidade de recuperar dados importantes congelando-o. Mas será verdade?

Tive a oportunidade de conferir. Depois de três dias trabalhando, fui tentar enviar minhas alterações de um projeto ao Subversion. O servidor estava fora do ar, mas não era um grande problema: eu poderia enviar as alterações no dia seguinte. Chego no dia seguinte no trabalho para enviar os dados e… bem, o HD da minha máquina havia pifado.

Fria: um de nós dois teria de entrar em uma

Fria: um de nós dois teria de entrar em uma

Depois de dias tentando recuperar os dados do HD, desisti. Seria mais fácil reescrever tudo o que eu havia feito, pelo visto. Já aceitando meu destino, fui fazer outras tarefas.

Algum tempo depois, encontro um amigo meu. Aproveito, conto minha história desinteressadamente, como uma curiosidade. Meu amigo me pergunta:

Já tentou congelar o HD?

Já havia ouvido falar desta técnica. Se o seu disco rígido parou de funcionar. tente colocá-lo no congelador. Esse meu amigo sempre garantiu que o truque funcionava, mas nunca vi ninguém fazê-lo…

Pois bem, como pior não poderia ficar, resolvi tentar. Peguei o HD, embrulhei-o muito bem em uma sacola plástica, pus no congelador e saí para trabalhar em outro projeto, em outro lugar.

Ao final da tarde, voltei à empresa. Tirei o disco rígido do congelador, coloquei-o no notebook e liguei a máquina com um CD do Ubuntu. Quando fui ver… funcionou! Consegui acessar meus arquivos, e os copiei para outra máquina com scp!

Se você for tentar fazer isso algum dia, tome cuidado de embrulhar muito bem o disco, para que não molhe. Note que isto provavelmente não deve funcionar sempre… mas funcionou uma vez, isto posso garantir!

Tags: , , ,

4 Respostas to “Congelamento de disco rígido”

  1. Marcelo Bezerra Says:

    Velho, que gambiarra!!!

  2. brandizzi Says:

    Certamente é, e é gambiarra de hardware! Mas é bonita, porque feio é perder um dia de trabalho não comitado…😛

  3. Rodrigo Says:

    Só queria saber uma coisa, de onde você tirou essa idéia?

  4. brandizzi Says:

    Um amigo meu sugeriu, como disse acima🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: